Toda empresa procura maneiras de crescer financeiramente. Mas nem todas sabem aproveitar os benefícios disponíveis para isso. E é o que acontece quando o assunto são os créditos de receitas não tributadas.
A lei pode confundir empresários e levá-los a acreditar que por terem receitas sem tributos não podem acumular créditos para benefício próprio. Mas, a verdade é que as empresas, principalmente se forem do ramo da agroindústria e exportação, têm sim o direito aos créditos, mesmo sem recolherem PIS e COFINS na venda de seus produtos.
Para explicar como funciona o acúmulo desses créditos, o nosso coordenador tributário Roberson Alexandre pontuou um exemplo simples:
“Imagine uma padaria. Ela produz e vende o pão, mas a venda desse pão não é tributada. Porém, quando o fermento é comprado, são pagos os tributos PIS e COFINS. Assim, essa empresa vai reverter esses impostos pagos em créditos”, explica.
Esses créditos acumulados podem ser utilizados de duas formas pelas empresas: revertendo-os em fluxo de caixa ou compensando os débitos com a Receita Federal. Dessa forma, a empresa pode agregar ainda mais valor para o seu caixa ou economizar no pagamento de impostos.
A Consult presta consultoria e fornece o caminho mais benéfico para sua saúde financeira. Se sua empresa possui receitas não tributadas e você quer entender mais sobre seus créditos, entre em contato conosco!