A decisão favorável do investidor em aportar capital em um negócio depende, substancialmente, do Valuation do empreendimento estar condizente com a realidade da empresa e do mercado no qual está inserida ou pretende explorar.
‘Valuation’ é o termo em inglês que se refere à avaliação econômico-financeira realizada com a finalidade de estimar, de forma sistematizada, o valor de uma empresa ou startup.
Para cumprir a sua finalidade, o cálculo do Valuation adota metodologias quantitativas, sem, no entanto, desprezar outros elementos dotados de subjetividade, a exemplo da relevância da marca, capital intelectual, relacionamento com clientes, entre outros.
Usualmente, o Valuation da empresa é calculado trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros. Esse método é conhecido como Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow – DCF) e possui, de forma muito resumida, as três grandes etapas. A primeira, consiste no exercício de Due Diligence dos dados históricos da Companhia e normalização do EBITDA (Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization). Essa etapa visa: (a) apurar o efetivo Resultado das operações em condições de normalidade no ambiente de negócios; (b) Apurar a NCG – Necessidade de Capital de Giro; e (c) o Ciclo Operacional em dias. A definição das premissas de crescimento no negócio os períodos futuros, sempre observado o ciclo operacional, permitirá estimar o fluxo de caixa livre a ser gerado no tempo. Às projeções definidas chamamos de projeção explícita, ao que se soma a estimativa de um crescimento futuro de perpetuidade. Em um segundo momento, baseando no risco da empresa de acordo com um comparativo de retorno em relação a outras oportunidades de investimento, que pode ser em títulos, compra de uma empresa ou apenas de suas ações, é definida uma taxa de desconto dos fluxos estimados, a valor presente. Por fim, é realizado um exercício matemático para trazer os resultados para o valor presente.
Deve-se observar que a taxa de desconto é bastante impactada pelo modelo e histórico do negócio. Há uma forte propensão dos investidores considerarem taxas de desconto mais altas nos casos de startups do que no caso de empresas com indicativo de menor nível de incerteza e mortalidade. Por esta razão, é frequente a situação de investidores considerarem taxas de desconto artificialmente elevadas quando diante de startups.
Ao calcular um Valuation e apresentá-lo a um investidor, deve-se levar em consideração os fundamentos que embasam as premissas; pois o valor de cada aspecto do negócio pode divergir de investidor para investidor.
A confiabilidade do resultado depende de um trabalho realizado de forma profissional e que também se sustente numa percepção acurada do mercado e da lógica embutida nas decisões do investidor. Na Consult Soluções Empresariais norteamos os serviços com rigorosa observação à metodológica e, acima de tudo, pelo compromisso de ajudar nossos clientes a tomar decisões inteligentes que geram valor permanente para o seu negócio.