Indébito tributário: como fica a incidência do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre ele?

14 de junho de 2023

Os empresários que não entendem bem a legislação tributária podem acabar perdendo alguns benefícios. Como no caso da não incidência do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a SELIC decorrente do indébito tributário. Por isso, para que você não saia no prejuízo, confira neste texto o que o assunto significa e como pode beneficiar a sua empresa.

Para começar, indébito tributário é a quantia que foi paga a título de tributos, mas que não era devida ou que foi paga além do devido.

A não incidência do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a SELIC decorrente do indébito tributário significa que os valores recebidos ou calculados como correção monetária e juros sobre pagamentos indevidos de tributos não estão sujeitos a essas tributações. Em outras palavras, a empresa não precisa pagar Imposto de Renda e Contribuição Social sobre esses valores recebidos como restituição ou os utilizados em compensações.

Essa não incidência é estabelecida pela legislação tributária e tem o objetivo de evitar a tributação em cascata, ou seja, a tributação sobre valores que representam apenas a correção monetária de um pagamento indevido. Dessa forma, a empresa recupera apenas o valor pago indevidamente, sem a necessidade de pagar impostos sobre os juros e a correção monetária incidentes sobre essa compensação ou restituição.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores, prontos para lhe atender!

Entre em contato
com nossa equipe
de especialistas

      Tenha mais informação de qualidade!

      Cadastre-se para receber todas as novidades.